quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nenhuma surpresa!


























Depois de um mês sem escrever, surge o post ‘nenhuma surpresa’, o qual, como o nome já sugere, irá mostrar que acabamos mais um ano sem nenhuma grande novidade no cenário político atual, mesmo que exista algo positivo nisto, como veremos.


Em primeiro lugar, mais um ano que se vai: novos celulares e iPod nos bolsos, mas os mesmos míseros 4,7% do PIB na educação, e na saúde pública pífios 3,6 % - o Brasil em 2003 era o país que menos investia em saúde na América Latina; em 2007 os investimentos continuavam baixos; em 2011 continua lanterna em investimentos na área, investindo metade do que países como Canadá e Alemanha! Os pobres continuam a pagar mais impostos que os ricos, pasmem: 10 % dos ricos possuem 75 % da riqueza do país, como se não bastasse 32 % da renda dos pobres é convertida em pagamentos de impostos, enquanto 21 % da renda dos ricos são assim convertidas - a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) lutou amargamente para reverter este quadro, porém poucos deram ouvidos a seus desejos, logo: poucos deram ouvidos aos desejos dos mais pobres.


Por esses dias, mais uma aberração: Câmara aprova projeto que deve retirar 20 % do orçamento para pagar divida pública! O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) foi a voz da vanguarda que aspirava contra esta temível aprovação - não é atoa que o deputado, por mais um ano, é eleito um dos mais atuantes na Câmara, ficando em 4º lugar, sendo que na frente dele estavam mais dois do mesmo partido, o que também não é nenhuma novidade, todavia és uma boa notícia, mesmo que seja o que todos já esperavam – Chico Alencar (PSOL-RJ) ficou em 1º, Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficara em 2º, lembrando que o partido possui apenas três concorrentes a deputado federal, e os três foram escolhidos! Se houvessem mais deputados deste partido, poderíamos acreditar em reais mudanças na política brasileira?


Lei de sigilo fiscal para as obras da Copa é mais uma banalização do dinheiro público, dinheiro este, emitido a partir do suor do trabalhador comum; pais de família choram a perda dos filhos que encontram mais estímulos nas drogas, as quais os distanciam deste mundo, do que, propriamente, na enfadonha educação brasileira; na Grécia suicídio aumentou 40 %, desemprego em massa e humilhação estão por vir, ao país que se envaidece por ser o precursor da democracia, e hoje, a mesma democracia falsa que criara, cospe nos seus filhos; os discursos, como ‘o pão nosso de cada dia nos dai hoje’, não crescem na mesma proporção que as Igrejas, mas a intolerância destas está borbulhando; continua as fraudulências no Haiti, e desta vez, para piorar, um jovem foi estuprado por milicos uruguaios!


Mas há também boas notícias que não são novidades: Cuba continua a enviar médicos ao Haiti; os deputados do PSOL são, por mais um ano seguido, os mais participativos na Câmara e Romário continua a aniquilar Ricardo Teixeira e as falcatruas da FIFA e CBF. Nem tudo está perdido!


Nas próximas eleições, que estão por vir, iremos escolher bem nossos representantes, ou continuaremos sendo o país dos débeis consumistas?


3 comentários:

  1. Saudações, mortal!

    Bem, o ano ainda não chegou ao fim. Talvez ainda haja mais acontecimentos importantes.

    Parabéns pelo blog!

    @vampirobira

    ResponderExcluir
  2. Mto bom... num pare com o blog =D

    ResponderExcluir
  3. vc é o cara muito bom mesmo vlw pelo blog ^^

    ResponderExcluir