sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Di prufessô a palhasso



O título foi escrito errado propositalmente. Por que? Para mostrar o que acontece quando tratamos um profissional que é pilar para todas as outras de maneira ridícula.



A educação é fonte de grande parte da melhoria no país. A China investe fortemente na educação e, por conta disso, está crescendo. Existem outras razões claro, mas se pensarmos a fundo, uma pessoa bem educada, consegue entender melhor o mundo a sua volta e evita coisas que podem prejudicar, bem como dá as ferramentas para que as pessoas criem seus futuros.



É claro que a educação não depende só do professor. Mas ele é o elo que transforma, que impulsiona o cerebro de seus ouvintes a pensar, a descobrir pontos de vista e decidir o que quer fazer da sua vida.




Apesar disso, infelizmente, os professores são desrespeitados. E não estou falando de estudantes bagunceiros em sala de aula. Ele é desrespeitado pelo salário que recebe, pelas condições pra suas aulas e até é desrespeitado em seu DIREITO de protestar, enfim, tratado como escória. Os professores que já existem começam a ficar desestimulados e os que saem das faculdades/universidades chocam com a realidade das salas e escolas.




Salas estupidamente lotadas, ferramentas antigas e/ou danificadas , superiores com a mente arcaica e ainda tem de lidar com estudantes que se acham no direito de ameaçar o professor por questão X ou Y. Enquanto muitos empregos vão das 8 as 18, e ao terminarem sua carga de trabalho, podem fazer outras coisas, o professor trabalha das 7 até sabe lá Deus quando, tem que chegar em casa e corrigir provas de varios alunos e de varias salas, preparar as aulas para o dia seguinte, pra ganhar pouco, ser humilhado por alunos, diretores e ouvir um não do governo. Quem não desanimaria nessas condições?




Eu estudei todo a maior parte da minha vida a em colégios particulares. E hoje sou universitário de uma pública. E nos dois, eu vejo humilhação. Professor é professor. Existe um ou outro que nasceu pra descontar as frustrações nos alunos, mesmo esses poucos até ganhando relativamente bem. Mas, tirando esses, o que vemos? Precariedade. E quem perde? Todos. É isso mesmo. Todos. O Patrão vai ter dificuldade em achar um bom funcionário capacitado pra sua empresa, um pai/mãe de familia não vai poder ter um bom currículo pra apresentar (quanto mais estudar pra um concurso bastante concorrido.). E assim, o país para e dá meia volta.




Soluções existem. Aumento de salário, melhoria das condições de trabalho, etc. Até vocês mesmos estão pensando em variás soluções. Mas concordamos que em todas, existe coisas em comum: Pensar na valorização, na dignidade dos professores e na URGENCIA de se resolver esses problemas.





Talvez, se as pessoas parassem para pensar que rever essas coisas não é um ato de " valorização de uma classe de trabalhadores", mas sim a valorização de um país, de um futuro melhor, talvez, tenhamos uma chance.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo, ótimo texto. Meus pais e algumas tias são professores da rede pública e entendo exatamente o que você fala. É dificil saber que eles passam o dia correndo perigo dentro de uma sala de aula. São alunos que não tem um pingo de respeito, alunos que já são metidos com drogas e coisas do tipo, e os pais que jogam a responsabilidade da criação de seus filhos nas mãos dos professores. Um dos grandes problemas, além do salário, é a base familiar desses alunos que não existe e o professor tem que lidar com alunos mal educados que a cada 10 palavras, oito são palavrões.

    ResponderExcluir