terça-feira, 12 de outubro de 2010

A mídia omite o verdadeiro culpado pela degradação ambiental


A partir da criação da rede McDonald em 1955,se produziu um enorme problema ecológico em toda a A.Central.Para baratear a carne dos hamburguers americanos,se começou a importar carne barata da A.Central. As companhias exportadoras de canre,começaram a desmatar, para criar gado em pastoreio extensivo. Entre l960-1980 cresceu a exportação de carne na ordem de 160%. Ao mesmo tempo diminuiu enormemente a mancha verde da A.Central. De 400 mil km2 de florestas únidas havia 20 anos após apenas 200 mil. Como disse o ecólogo Ingemar Hedström,produziu-se uma "hamburguerização" da A.Central (Somos parte de un gran equilibrio,op.cit. 46-47).

Fato parecido ocorreu com os famosos projetos de Daniel Ludwig e da Volkswagen na Amazônia. Em Jari de Ludwig foram desmatados 2 milhões de hectares de florestas.A Volkswagen desmatou l44 mil hectares para no território colocar 46.000 cabeças de gado. Para cada cabeça de gado havia 30 mil metros quadrados. Os projetos fracassaram,as pessoas não foram beneficiadas e todos perdemos as florestas.

Referência: http://leonardoboff.com/site/vista/outros/ecologia-social.htm
Moral: O culpado pela degradação ambiental é o capitalismo,nós temos uma pequena parcela de culpa,mas as grandes empresas que são as maiores culpadas,o resto é costume e isso a gente supera,o costume do consumo,este alimentado pelas grandes campanhas publicitárias destas empresas que cospem porcarias o tempo todo e nós engolimos,pois somos alienados a isso.
Além da óbvia forcinha da mídia que consegui com muita tenacidade omitir esta realidade,colocando nós como os únicos culpados desta tragédia. Ainda temos que engolir candidatos que posam de "amigos da natureza",mas estão do lado daqueles que financiam a sua degradação.

Ozzy Villa.

3 comentários:

  1. olá, legal o seu blog. visite-nos e siga q t seguiremos na sequencia... deixe um aviso
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Então seja vegetariano:

    http://www.ativismo.com/site/

    http://www.institutoninarosa.org.br/

    ResponderExcluir
  3. Que ridículo esse povo que tem solução pra tudo com seu individualismo compulsivo, é o caso desse cidadão que comentou aí e cima.
    Informação não serve só pra isso, se a solução para o desmatamento fosse "seja vegetariano" vc não estaria trabalhando pro governo pra ganhar o que ganha!

    ResponderExcluir