sábado, 30 de outubro de 2010

Choque Cultural


O contato entre índios e brancos não foram dos melhores. A hostilidade e o sentimento de superioridade dos brancos europeus eram uma constante. Mas o que surpreende é que ainda hoje o contato entre etnias diferentes continuam a favorecer os " civilizados" e os grupos tribais ainda hoje são colocados em segundo plano pelas autoridades.

Fazendo uma analogia com o contato entre pessoas diferentes, a hostilidade, o sentimento de superioridade também é uma constante. Parece que o passado de infortúnio, repressão e

ignorância foram esquecidos e o respeito acaba passando longe, sendo deixo para trás.

A arrogância e a prepotência dos colonos acabou fazendo dos índios vassalos da coroa, chegando a serem escravizados pelos colonizadores "civilizados". O governo português que proibia a escravidão, autorizava a " guerra justa contra os índios hostis e arredios", escravizando os que caíssem prisioneiros, o que ratifica a onipotência da coroa em relação aos índios.

Esta arrogância, soberba, ligados a ambição acaba resultando num declínio da cultura indígena, um verdadeiro genocídio.

Comparando com a sociedade atual, mais uma vez a falta de respeito e a intolerância por parte das pessoas " diferentes", ocasionará em uma repressão em que o subjugado poderá perder seu jeito de ser por falta de bom senso. Por isso , o respeito às diferenças é imprescindível para aqueles que de fato são seres " civilizados".

2 comentários:

  1. O europeu quis fazer desaparecer a alteridade exterior no ameríndio e essa é a marca do 'descobrimento' de novas terras e do equívoco constante em não se importar em conhecer 'o outro'. Até os nossos dias as pessoas não se importam em conhecer aquele com quem se interage e de quem interdepente por toda vida, até virarmos pó! ('A conquista da América: a questao do outro', Todorov. #fikdik))

    ResponderExcluir
  2. Tenho 10 anos vou para 5 série.
    Minha professora Selma me explicou que os indígenas não sabia se comunicar direito com os portugueses.

    ResponderExcluir