segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Despedida de Rita Lee em Aracaju: desacato ou desabafo?

No último dia 22 de janeiro, a cantora Rita Lee, ex-Mutante, anunciou sua despedida dos palcos, por conta da fragilidade física; porém, não o fim da carreira, como ela mesma afirmou: “aposento-me dos shows, da música nunca”. Sendo assim, seu último show estava programado para o dia 28 de janeiro, no Verão Sergipe, evento realizado na cidade de Aracaju.
Chegado o esperado dia, tudo conspirava para uma despedida fabulosa, tranquila e sem excessos. Mas, se assim fosse, não seria rock´n roll, muito menos a nossa eterna “ovelha negra”; já dizia nossa Ritinha: “lembre-se meu filho: Deus não pôs o filho dele na cruz para você se sentir coitado. A vida é curta, brinque”.
Sem delongas – acredito que nem preciso dizer o que aconteceu, todos já devem saber -, vamos ao que interessa: Rita desacatou a “função positivista” da PM, ou apenas desabafou sobre a “suposta” truculência dos milicos? Peço licença para fazer uma breve analogia entre esta “suposta” truculência no evento, com a nítida truculência da PM de São Paulo – me refiro à repreensão feita pela PM aos pobres moradores da favela do Pinheirinho; a PM lá chegou com seus dois mil homens, 220 veículos, 40 cães e 100 cavalos; dispersando crianças, velhos e grávidas com bombas e gás de efeito moral!
Até que ponto a perspectiva de “cumprir ordens” deve ser tolerada? Não existiria uma forma de humanizar o tratamento da polícia para com o povo? O correto é “servir e proteger” o povo, ou seguir ordens, que, bem provavelmente, não vem do povo? Segundo Toninho Ferreira, advogado do Pinheirinho, a Lei de Obediência, deve ser revista, afirma ele: “se a polícia achar que a ação está errada, não faça!”. Para a deputada Ana Lúcia (PT-SE), deve haver um curso de humanização da polícia, que segundo ela: “continua a ser treinada para reprimir, nos mesmos moldes da ditadura”. Quero lembrar que muitos policiais também defendem projetos semelhantes.
Voltando ao show da Rita, a confusão levanta alguns, pertinentes, debates: o espectro da maconha e a forma de abordagem truculenta da PM. Ué? Tudo isso por causa de um baseadinho? Rita foi presa, a vereadora de Alagoas, Heloísa Helena (PSOL-AL) testemunhou a favor de Rita, ajudando-a a sair do embaraço. Atitude contrária teve o governador do Estado, Marcelo Déda (PT-SE), que já se pronunciou, afirmando que irá processar a “irresponsável”, segundo palavras do próprio, com o objetivo de devolução do dinheiro pago antecipadamente para a cantora.
Não poderia ser melhor a despedida, como Rita mesma diz: “FAÇA HOJE, AMANHÃ PODE SER ILEGAL”. E para você, querido leitor, o que houve: desacato ou desabafo?

13 comentários:

  1. Adorei, vc viu o video dela com os policiais? hahah da um procurada no youtube e coloca ai pr agente rs

    ResponderExcluir
  2. Desabafo, pois a polícia não pode espancar alguem porque ela usa uma droga ilícita que na verdade nem é pior que muiitas que são liberadas por ai mas ai entraria em outra discussão... e com o apoio da nossa mídia adorável, que disse que foi apologia as drogas, que também entra em outro tipo de discussão sobre drogas, pois até cafeína pode ser considerado droga ( que inclusive causa mais dependência que a maconha que é ''ilícita'') .
    e a violência que a polícia usa nem preciso comentar muito pois pinheirinho ta ai, tem vários vídeos, tem até documentário retratando a violência polícial que não é um problema novo, eu apenas lamento por tudo isso, rita estava certa em fazer esse desabafo, tudo bem que ela usou palavrões, mas de cima do palco ver uma fila de pm espancando pessoas eu também não ficaria calado, nós somos governados para sermos roubados diáriamente, sofrer diversos tipos de opressão e continuar calados, e isso tem que mudar. O POVO NÃO DEVE TEMER SEUS GOVERNANTES; SÃO OS GOVERNANTES QUEM DEVEM TEMER SEU POVO!

    ResponderExcluir
  3. que pena, ela é otima!

    http://www.hrdoblush.com/

    ResponderExcluir
  4. Desabafo. Ela ja sentiu na pele a repressão, e sabe que por coisas maiores, existem muitos por ai, impunes...!

    ResponderExcluir
  5. Uau. Eu vi o ''vídeo'' dela ''xingando'' os policiais lá do show. Achei uma sacanagem ela ser presa...mas né. E que pena que ela vai parar de fazer show's e tal. :/
    www.c-utecupcake.blogspot.cm

    ResponderExcluir
  6. Bem, tudo bem que a polícia fez por merecer, mas fazer apologia ao uso de Drogas da maneira que ela fez, eu acho errado. Acredito que se pode defender uma causa de outra maneira, sem esse tipo de coisa. Isso mancha o nome do Rock, que já tem má fama por aqueles que não o conhecem, por ter sempre relação com drogas. Acho errado promover essa idéia errônea. Ninguém precisa de drogas pra ser feliz.

    ResponderExcluir
  7. Foi um desabafo. A polícia não tem direito de chegar num show de rock e bater na galera por conta da maconha. Se a polícia quer combater as drogas tem que ir nas bocas de fumo e bater nos traficantes.

    ResponderExcluir
  8. Rita Lee como todo cidadão brasileiro tem livre arbítrio para escolher se quer ou não quer fumar um "baseadinho" o que ela não deve fazer é apologia as drogas, é ofender de forma gratuita pessoas que estão trabalhando...Para dizer o que pensa não é preciso ser mal-educada.

    ResponderExcluir
  9. Ela apenas usou as palavras incorretamente e soou como apologias, mas cada diz o que quer né? Basta saber que tudo tem uma consequencia.

    Beijos

    http://verdadesintrinsecas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Rita Lee é artista, com certeza estava desabafando ali. Quem os policiais pensam que são pra entrar em qualquer lugar e fazer o que bem entendem? Ninguém ali tava fazendo nada de errado, eles deviam é estar protegendo-os ali, como a Rita disse: por causa de um baseadinho...?
    Lamentável!

    ResponderExcluir