sábado, 24 de dezembro de 2011

Não vendamos o Natal!




















É o momento da solidariedade, da fraternidade, de brincar de igualdade; este momento tão esperado, tão aguardado, o qual sempre parece ser comemorado pela primeira vez, sem nunca se estancar, chegou: eis que é época de Natal! O Menino Jesus, nasce no meio dos pobres, excluídos, marginalizados, oprimidos; ressurge, com ímpeto e veemência, nesta data tão especial, a data de Natal.

A ingenuidade da criança, moldado por lendas e mitos, vem se embotando em nossa sociedade, a qual se acostuma ao sacrifício do trabalho, omissão à ociosidade, deturpação dos seus valores sentimentais, em fortalecimento dos materiais; contrastam-se as dádivas do bom velhinho às crianças ricas, quando se comparam às crianças pobres – frei Betto dizia que desacreditou no Papai Noel quando recebeu muitos brinquedos no Natal, o que levou a se perguntar o porquê do filho de seu jardineiro não ter ganhado as mesmas dádivas do bom velhinho. O Papai Noel não era o mesmo para as crianças pobres?

A troca de presentes, a comunhão desejada, o sentimento para com o outro, a alteridade, o compromisso com o próximo, o amor ao Céu e a Terra, ao homem e a mulher, ao filho e aos netos; está firmado que o Natal é uma data substancial para a reflexão do comprometimento com o próximo; não podemos, assim sendo, leiloar a data – 82% dos empresários estão otimistas com o Natal, acreditando que será muito lucrativo.

Obviamente, é uma data muito esperada para os varejistas e empresários – efusivos, esperam um aumento de 30% no volume de vendas, faturando cerca de R$ 2,6 bilhões – os quais necessitam destas datas para fortalecer seu capital. O consumo é um atrativo para esta época do ano, todavia não devemos nos embriagar com esta lei que impera em nosso meio, um consumismo abusivo que menospreza os mais de 30 milhões de famintos deste país. Uma vez que negamos esta dura realidade, esperando apenas as “carinhosas lembranças de Natal”, estaremos esquecendo o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento de Jesus de Nazaré, que não veio no mundo dos ricos e reis, mas sim da plebe marginalizada.

Vamos aproveitar esta data graciosa para aprendermos com ela a ser melhor em outras datas; deixe-a te tocar; lembre-se dos mandamentos de amor ao próximo, de negação ao farisaísmo, e, no fundo, de uma intensa troca, não só de presentes, estes tem um papel secundário.

Brotaremos em nosso seio o verdadeiro significado do Natal: o nascimento do amor, o surgimento da maior figura da história, D´aquele que desceu dos céus para trabalhar com seus filhos oprimidos, Ele que ousou se rebelar contra os poderosos do seu tempo e que se rebela junto aos excluídos perante os poderosos de hoje; Ele que se enfureceu diante daqueles que transformaram a casa do seu Pai em mercado; Aquele que se sensibilizou com uma “mulher da vida”, chamando-a de companheira; Ele que vivendo como humano questionou seu Pai quando se via abandonado na Cruz; o Deus Amor, Jesus de Nazaré, o Cristo.

Feliz Natal para os que se lembram destes significados da data, inclusive para os que no dia 26 se esquecerão de tais importâncias, voltarão a explorar seu trabalhador, o tratando como mero animal de carga; voltarão a distanciar-se do mundo dos pobres; esqueceram as práticas solidárias; matarão com suplícios a fraternidade e o amor; se entorpecerão de desditas e desavenças; se moldarão de preconceitos, os quais o distanciarão dos excluídos do nosso sistema capitalista. Cristo diria para eles, segundo Leonardo Boff: “Não serei eu que julgarei estas pessoas, mas as vítimas que eles fizeram, atrás das quais eu mesmo me escondia e sofria”. Mas não vamos nos revestir de condenações – só por hoje, ao menos -, já dizia o mestre dominicano, frei Betto: “Não há graça falar em desgraça num raro momento de graça”. Um Feliz Natal para todos!

6 comentários:

  1. Belo texto! Desejo-lhe um feliz natal e um próspero ano novo!


    fotografiasalinemarques.blogspot.com Um blog de fotografia para amantes, amadores e profissionais.

    ResponderExcluir
  2. Texto profundo! Acho que vem de acordo ao nosso último post. Dá uma passada la tbm
    http://uaimeu10.blogspot.com/2011/12/foto-do-ano.html

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente acho o Natal um data bastante hipócrita, todas as pessoas - incluindo aquelas que não gostam de você - dizem ''Feliz Natal'' não consigo imaginar data mais falsa e farisiaca do que o Natal onde irônicamente se celebra o nascimento de quem odiava esse tipo de coisa. Mas talvez essas coisas sejam a base da nossa sociedade, muitos lucram com isso, inclusive eu... então o que eu sei?

    http://menteinterrompida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu sinto muita sinceridade em seu texto... e mesmo que possa haver hipocrisia no coração de alguns nessa época, isso não seria razão suficiente pra desvalidar essa data, pois em mim eu reservo a pureza de seu significado!!

    ResponderExcluir
  5. É isso ai, infelizmente o natal se tornou uma data cotada para o "Lucro", se tornou tão comercial que aos poucos tem perdido o seu significado religioso e social, data onde deveríamos especialmente nos solidarizar e encarnarmos esse sentimento de paz, amor e solidariedade que flui tão bem nesta data especial. Bom, um Feliz natal para você e um próspero ano novo, belo blog e belo post, obrigado pela visita em meu blog, estou seguindo o seu já, se puder e quiser é claro, siga o meu tb. Boa noite.

    http://allexcastro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Natal é a maior festa do ano, em termos financeiros ! Creio que no natal, a primeira coisa que vem a cabeça da maioria é o Papai Noel, e se esquecem do nosso salvador e maior revolucionário que já existiu no mundo, Jesus Cristo ! Muito foda seu posto, valeu !

    ResponderExcluir