sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Um ano de Blog!


























Um ano de blog e meu singelo agradecimento a todos aqueles que, graças as minhas infames propagandas esquerdistas, largaram mão das vidas pacatas de monotonia, de descrença no mundo e na aversão pelo culto à liberdade. Pois é, passamos por diversas crises – crises sistêmicas do capitalismo -, mas também, por diversos momentos de sublevação do espírito coletivo do ser humano – marchas insurgentes, greves resistentes, lembram disso?


Ao ser perguntado qual objetivo do blog, com um título tão utópico, criado por Victor, só me vem a mente o verbo, tão endeusado por mim: acreditar! O interessante é que sou cristão curioso e reconheço a contribuição do marxismo para emancipação do homem, ou melhor, dos homens – prefiro colocar no plural para não se assemelhar aos dicursos de certas Igrejas Mercantilistas, que querem libertar a pessoa utilizando discursos individualistas, então se libertará certos indivíduos, mas não o geral, uma vez que os verdadeiros meios para ajudar na libertação dos demais consiste na utilização de outros meios, não mais os mercadológicos que, por sinal, são os que o povo quer ouvir, daí meu reconhecimento do marxismo, como um destes meios -, então escrevo impulsionado pela literatura marxista e, por que não, cristã para fomentação de um discurso que anime a sociedade, não a acomode, como instituições de, por incrível que pareça, até cunho filantrópico fazem – a Unesco defende o sistema neoliberal, se este sistema fosse abolido, talvez a Unesco não precisaria existir; o Criança Esperança, afinal, depois deste programa de ajuda as crianças, começa o Jornal Nacional, com seus discursos elitistas, os quais, descriminam os pobres, logo também, as crianças pobres, que depois recebem ajuda do povo que faz as doações. Não, substancialmente, a Globo faz as doações, mas o povo! A emissora só sede o espaço, afinal é uma concessão pública, mas não é o povo que fica isento dos impostos e – pois é, acreditem -, a própria Rede Globo!


Não quero, nem vou, me prolongar muito, resolvi fazer o texto, apenas para termos um post no mês do aniversário de um ano do blog. São poucos textos, é bem verdade, mas lidos por mais de 1600 pessoas, incluindo estrangeiros: australianos, estadunidenses – inclusive são maioria -, alemães, neozelandeses, angolanos, portugueses, canadenses, moçambicanos e, para minha felicidade, russos! Os dias vão se passando e o tempo para escrever também, não sei se vocês perceberam, mas a maioria dos post´s são nos períodos de repouso, entre maio e agosto, daí os poucos textos! Mas não importa, estamos em outubro e, juntos, comentamos as grandes aspirações do homem, mais um erro conceitual, queria dizer, dos homens, até então neste ano: crises na Europa; o levante dos jovens no mundo árabe; as pressões aos banqueiros e as multinacionais exploradoras, como a Peugeut; a ida de Amanda Gurgel ao Faustão, denunciar os abusos feitos aos professores; as marchas pela igualdade, ou melhor, equidade; a sublevação dos estudantes chilenos; a morte de Osama; o Egito Libre, como já falava no texto, preocupados com o 2º passo; a libertação a partir da educação; a valorização do wikileaks; entre outras manifestações do povo que ousa não se render as perversidades do opressor, manifestado, como já falava antes, até nas instituições que deveriam acolher o ser humano!


Na maioria dos comentários do blog é revelado a desesperança dos jovens na busca pela liberdade, sempre rotulada de utópica. Mas qual problema em ser utópica? Por que ser tão cartesiano e negar a utopia? É óbvio que a liberdade é utópica, nós teremos que procurá-la, buscá-la, este é o meio para achá-la! Isso me lembra uma frase do Fernando Birri, quando fora perguntado sobre o que pensava da utopia, então respondeu. “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.


Então o título do blog faz todo sentido, somos livremente presos, é factual, porém nos acomodaremos com isso? Não buscaremos soluções para nos emancipar-mos? A busca é necessária!


Este ano 12 operários já morreram por falta de segurança no trabalho, deixaremos eles, ainda, morrerem por insegurança no trabalho, ou a morte destes só atrapalham o sábado da classe média, como sugeria Chico Buarque? A liberdade das greves destes operários podem ser contestadas e oprimidas? Este é só um exemplo do que o ceticismo doentil pode causar: a acomodação!


Encerrarei o post, com a instigante frase do último cristão – depois do único – São Francisco de Assis, a este verdadeiro cristão, que fora comemorado seu dia na segunda, estamos no sábado, daí a tardia homenagem póstuma. “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível”.

12 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário do blog.
    Adorei a frase! Realmente, depois de um tempo, você faz o que nunca imaginaria sair de você.

    Bj
    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
  2. parabens irmao!
    que seu blog faça muitos aniversários!
    abs ;)

    ResponderExcluir
  3. tenho certeza que esse blog será uma grande arma para auxiliar o esclarecimento de algumas duvidas de vários leitores.
    e seria uma grande honra para mim participar dessas edificações..
    abraços de um amigo de longa data.

    ResponderExcluir
  4. Todas essas contradições sociais enfraquecem tanto nossa fé..fé no futuro..fé no presente..eu aplaudo de pé, pessoas que sabem enxergar, argumentar e explanar para os demais esse tipo de assunto e ainda usando uma percepção cristã rara de se ver..parabéns ..belo blog cara..

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Pelo Blog meus nobres colegas... cade vez mais fã desses textos.. e esse citado acima gostei bastante.. continuem assim!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, cara. Muito sucesso no Blog.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns caro Autor, pelo aniversário do Blog!
    Desta forma, quero cumprimenta-lo pelas belas palavras; palavras de conhecimento, inquietação e de esperança, pois ao dizer que a "educação liberta" ou " A liberdade a partir da educação", vejo em você um revolucionário preocupado com o estado em que as pessoas se encontram... presas? cegas? Se bem que faz jus o nome desse Blog a sua ideologia. Acreditar que a situação presente pode mudar (diante da nossa realidade) é, acreditar em Deus, na vida e nas pessoas. O livro de Eclesiastes no capítulo 3 diz que "em quanto houver fôlego de vida, há esparança", dessa forma caro autor, podemos perceber que o Criador nos mostra que Tudo é Possivel ao que crê e que basta acreditarmos para quê, o que queremos aconteça.
    Em suma, deixo aqui minhas observações de admiração por tamanho conhecimento e domínio da nossa realidade. Não é atoa que você possui vários seguidores, inclusive eu. Mas, não se preocupe não me tornarei uma marxista. Apenas, acredito que é necessário reconhecer quando alguém faz um Excelente trabalho.

    Sucesso e Felicidades!

    Blenda Joyce!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por cada linha escrita nos textos, por não ser desconexo e perserverar naquilo que nos move que é a busca da liberdade. Liberdade esta que você traduz perfeitamente.

    ResponderExcluir
  9. Li teus textos e gostei, são de ótima qualidade. Que teu blog siga em frente, pois é muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Li todos, estão ótimos, parabéns aos organizadores do blog...

    ResponderExcluir
  11. Olá, mesmo com atraso venho aqui dar os parabéns ao blog. E também agradecer ao Ozzy por seu comentário no meu blog em uma postagem sobre o grupo A-ha. Gostei muito do blog e sempre que posso dou uma passada aqui :)

    ResponderExcluir
  12. Um dia eu disse que não era bom sonhar com revoluções e mudanças, era um dia nublado pra mim, no fundo há um mundo de sonhos e ilusões dentro de mim e você me disse uma frase que resumia tudo isso “Que sonhos são como o oxigênio do ser humano que é preciso que haja que exista que se figurem os sonhos porque sonhos é vida e sem eles não sobreviveremos “ Eu não só concordei como sempre soube disso, mas há momentos em que nos seres humanos ficamos a fio da vida e se enfraquecem os sonhos, mais sonhos sempre voltam e nos trazem o “mais “ da vida. Parabéns por mais um ano de blog, palavras que trazem vida e que motivam realizações, porque é preciso criticas para melhoras e é preciso lutar para um mundo melhor menos desumano e mais solidário.
    Carla*

    ResponderExcluir