sexta-feira, 24 de junho de 2011

Livremente Presos



Quando tivemos a idéia desse blog, decidimos que teria um carater cultural, argumentador, filosófico para que,voces leitores, pudessem discutir o assunto, ( positivamente ou negativamente), entender melhor algum caso, e até ter um local onde você pudesse expor seus pensamentos acerca dos temas. Fiquei encarregado de criar o blog e juntos, faríamos os textos, analisaríamos os comentários e etc.. Como todo blog, site, mural, ou qualquer meio de informação visual-auditiva, precisávamos de um nome. Ficamos uns 3 dias eu, Ozzy e Douglas pensando em um nome que nos representasse. Nada saía e, quando saía, eram idéias muito exageradas. Então certa noite, voltando da UFS, tive uma epifania. Eis um texto que relata em síntese, esta epifania.


Século XIX

1808. A familia real deixa Portugal e desagua em terras brasileiras. 1822. Nosso " amado, idolatrado, patriota, honesto, justo, decente" D.Pedro de Alcântara, proclama a independencia. Festas e mais festas. Comemorações atrás de comemorações. Depois de quase 310 anos, enfim, o Brasil voltava a ser livre. Mas ainda preso as decisões financeiras e políticas de Portugal.

1888. O Brasil, enfim, se livra da sombra de Portugal. É proclamada a república. Mas ainda eramos presos a rigidez do Marechal de ferro, Floriano Peixoto. Éramos livres de Portugal. Mas continuávamos presos a ordens.

Existem mais exemplos que poderiam ser dados ( Preciso lembrá-los da Ditadura e os atos institucionais?? E também a propaganda do "Brasil: Ame-o ou deixe-o!"??). Mas me atenho a esses por agora. Nossa história está repleta de falsas libertações. Se somos livres, por que somos obrigados a fazer coisas?

Nossa Constituição ( novinha até, 1988) diz que somos livres, desde que arquemos com as consequencias de nossas ações. Mas, peraí... se somos livres, por que somos obrigados a, nós homens, se alistar? E votar? Ah! é importante pro país. Não votar é mostrar antipatriotismo. Agora amiguinhos, vamos subir um pouco em nosso continente, e chegarmos até os E.U.A. Eles são super patriotas não são? E olha só: Eles não são forçados a votar, e ainda sim vão em montes às urnas. Eles não são forçados a se alistar, ma tem uma enorme tropa.


Vamos agora aos dias de hoje. Vou provar agora que até quem nem pensou em política , história, está preso.

Você quer escutar uma música. Você gosta da música. Considere que o volume não é perturbador. Seus amigos não gostam da música. Até ridicularizam você. E o que você faz? Se tranca, se esconde pra poder ouvir. Você é meio que forçado a gostar do que a sociedade anda gostando.

No trabalho, existem empresas que IMPEDEM o contato com seu colega de trabalho. E cadê o papo de poder se expressar livremente??

Você deu " azar" na vida. Não completou os estudos. Mas tem que sustentar a familia. planta, colhe e vai vender na feira. Você tem que " pagar" sua barraca. A burocracia exige isso. Isso é ser livre? E se você mal tem o que comer?

No entanto, comerciais e mais comercias apontam a liberdade que temos aqui. Tá, aqui não é nenhuma Coréia do Norte. Mas , se você pensar bem, existe liberdade onde se tem que esperar a boa vontade de outra pessoa pra permitir ou não algo que você queira saber? Parecemos bebes em cercadinhos, podemos fazer "tudo que quisermos", desde que, não ultrapasse o cercadinho. Assaltantes, marginais na rua e a gente trancafiados em casa com grades, alarmes, cercas elétricas. E somos livres. Livremente Presos.

5 comentários:

  1. nós sempre teremos muitos totens e tabus para chegar a liberdade... a liberdade é algo utopico, mas q esperamos ter o tempo todo ate o fim das nossas vidas...
    adorei o texto e o blog tbm
    http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. E será assim por muito tempo; até que alguma geração tome atitude. Como foi dito acima, liberdade é algo utópico.

    Parabéns pela ideia do blog, achei genial!

    ResponderExcluir
  3. curti muito o blog ! O Brasil só esta assim hoje , por que o Brasileiro se acomoda e acaba se adaptando as mudanças , o que é errado . Por que o povo unido em grande volume real , tem muita força contra o governo! Mas prefere se acomodar e deixar como esta .
    http://carolinelebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Brasileiro (em sua maioria) só é patriota em ano de copa... fora isso quando é que você vê a bandeira do Brasil estendida nas janelas dos prédios?

    Não dá pra nos comparar com os EUA... eles são independentes a muito mais tempo... nós somos independentes de fato a partir de 1988... o resto foi opressão, ditadura e pessimos governos que só nos endividaram (Salvo JK que fez coisas boas)...

    ainda assim tivemos o azar (leia burrice) de eleger Collor e FHC pra terminar de fuder o país...

    abraços
    .
    www.ouvindoparalamas.blogspot.com
    .

    ResponderExcluir
  5. Adorei cada linha desse texto. Realmente a liberdade que temos é inventada. Nunca existiu e nem vai existir tão cedo. O nome se encaixa perfeitamente com o propósito do blog. Vou seguir.

    ResponderExcluir