segunda-feira, 28 de março de 2011

Aluno X Estudante


Você é um aluno? Ou é um estudante? Pode parecer loucura minha - são sinônimos, você diz - mas é uma pergunta séria. Aluno e estudante são diferentes. E vou-lhes explicar o porque.


Aluno, pode se dividir em "A" e Luno.


Luno, vem do latim lunus e significa luz.


Agora, meus caros leitores, vamos a uma pequena aula de portugûes: o prefixo " a" tem sentido de que? Negação! Então, se Luno é luz, quando se une ao "A" significa.... SEM LUZ.


O que significa isso?


Desde a idade média (ou idade das trevas), o conhecimento era de poucos. Até então, quem a possuia era um ser íntegro, altamente respeitado e INQUESTIONÁVEL. A partir disso, a escola era mais ou menos assim: Havia o professor, mestre, sabedor de todo o conhecimento, o ser de "luz", e havia os aprendizes, sem inteligencia, burros, os sem luz, ou... ALUNO.



Aluno então, é todo aquele que não tem luz, ou seja, sem conhecimento. E por isso, não tinha o direito de questionar o professor, que até então, era soberano.



Já estudante, é todo aquele que, tem luz, e, na instituição de educação, compartilha seus conhecimentos com os conhecimentos do professor. Por isso, o metódo de ensino hoje, não é " Você ouve e aceita" e sim " Você ouve e discute". Na minha opnião, foi um grande avanço.


Pode parecer que o professor, perdeu "moral" a partir do momento que seus aprendizes discordam de suas palavras. Mas não. Todo professor (pelo menos os decentes) querem que seus aprendizes saibam ter seus proprios pontos de vista das coisas, ver os dois lados e decidir por si mesmo que lado seguir. Isso é uma tática que ajudará esses aprendizes em seu futuro, em eleições e até mesmo em outros casos. Nos tornando cidadãos melhores. E quem sabe, pondo pessoas melhores no governo.



A pergunta que eu deixo no ar é: Você é um aluno, um cara que é sim senhor, um mmaria-vai-com-as-outras, ou um estudante, um observador, um argumentador ???

Um comentário: